Home

 

 

 

 

 

Artemis
 In Real Time
CD
Blue Note 2023

 

Um disco como este, composto e interpretado exclusivamente por mulheres, pretenderá talvez confirmar que as mulheres podem tocar Jazz (e não apenas cantar). «In Real Time» é o segundo do Artemis (Artemisa, a deusa grega da caça e da Lua), que é um projecto «feminino» da pianista Renee Rosnes. Acontece que eu assisti, em Angra do Heroísmo, há apenas duas semanas, a um concerto de um outro projecto, «misto», de Rosnes, e, se algo tenho a dizer, é que, de olhos fechados, eu teria dificuldade em os distinguir, pois que formalmente eles serão semelhantes (o que não deixa de me provocar um sentimento de alguma estranheza).
Artemis é, neste segundo disco, um sexteto impulsionado por uma secção rítmica indefectível: Rosnes, Alison Miller e Noriko Ueda; e nos sopros a veterana Ingrid Jensen, a jovem revelação Nicole Glover no sax tenor, e ainda Alexa Tarantino no tenor.
Clássico na forma, na música, de um Jazz inequívoco, pós-bop se diria, boas composições de Renee Rosnes, e um piano versado e elegante, e essa será a sua marca mais evidente, com solistas inspiradas e de forte personalidade. Um prazer.

 

Renee Rosnes (p)
Allison Miller (bat)
Ingrid Jensen (t)
Noriko Ueda (ctb)
Nicole Grover (st)
Alexa Tarantino (s)

 

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)